Voltar

Altas temperaturas: como minimizar as consequências para os animais?

As altas temperaturas nos últimos meses tem sido motivo de preocupação, nesses dias de calor, são necessários não só cuidados para diminuir os efeitos das altas temperaturas, mas também para prevenir suas consequências, entre elas a desidratação.

Assim como nós, o suor é uma forma de dissipação de calor, e possui uma grande relevância, principalmente em equinos, o que faz com que esses animais em treinamentos, competições, ou trabalho no campo acabem perdendo água e eletrólitos, principalmente em dias mais quentes. A produção de suor em equinos depende da intensidade da atividade, condições ambientais e adaptação do animal ao exercício.

No caso de cães e gatos, a transpiração ocorre de maneira diferente, sendo muito menor que em humanos e ocorre, principalmente, através dos coxins (“almofadinhas” nas patas). Assim, a dissipação de calor em cães ocorre principalmente pela respiração nos cães (quando ficam com a respiração ofegante e língua para fora) e através de convecção (quando deitam em superfícies frias). Portanto é importante prestar atenção quando esses animais realizam algum tipo de atividade física e em passeios em dias muito quentes.

    A suplementação eletrolítica se torna uma aliada importante nesse ponto, já que repõe os eletrólitos que podem ser perdidos, ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos corporais e estimula a ingestão de água o que contribui para evitar outras complicações como cólica e rabdomiólise no caso de equinos e complicações renais em cães e gato.

Os suplementos eletrolíticos, Eletrolítico® Booster Cenoura e Eletrolítico® Booster JCR da linha Vetnil®, são excelentes opções para a reposição de eletrólitos em equinos, muares e asininos, já que contam com macrominerais como sódio, potássio, cloro, magnésio e cálcio e outros componentes importantes para fornecimento de energia, como aminoácidos e prebióticos.

Sua apresentação em forma de bisnaga e ótima palatabilidade promove uma fácil administração, pode ser utilizado 4 a 6 horas antes do exercício e pode ser repetido após a atividade, ou utilizado após a atividade, de acordo com a necessidade, sempre lembrando de fornecer água limpa, de boa qualidade durante o uso do produto.

Para os pets, o Eletrolítico® Pet também é utilizado via oral, diluído em água e também pode ser fornecido na forma de gelo para refrescar o animal, sendo indicado para cães, gatos, aves, répteis e roedores, principalmente quando há maior perda hídrica, como em passeios em dias mais quentes, ou situações que levem a quadros de diarreia e vômito.

Além do cuidado com a hidratação, que o eletrolítico vai proporcionar, banhos para refrescar são muito bem-vindos e ajudam a deixar o Pet limpinho! A Total Vet tem produtos para banhos que o tutor pode dar em casa, como os produtos das Linhas Beeps, Hello Kitty, Megamazon e Super Premium e também os da linha profissional, com a Linha Hydra, que serão utilizados no Banho e Tosa.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Confira nosso catálogo no site e fique de olho nas dicas no nosso Blog!