Voltar

Como iniciar a suplementação em cavalos?

No dia 25 de outubro realizamos uma live em nosso Instagram falando sobre a iniciação da suplementação em cavalos, com a nossa Consultora Técnica e Vendedora da Linha de Equinos da Vetnil, Gabriela Bregadioli, e com o Coordenador Regional da Linha de Equinos da Vetnil no estado do Paraná, Wagner Oliveira. E hoje vamos trazer alguns dos pontos principais falados em nossa live.

Foto: Guto Macedo, representante CT Guto Macedo. Reprodução: Gabriela Bragadioli

Pilares da Alimentação

Como o próprio nome já diz, a suplementação deve suprir uma necessidade ou carência do animal, ou seja, nem todo animal precisa ser suplementado. Por isso a dieta de um cavalo é tão importante, já que deverá fornecer as vitaminas e nutrientes necessários. Para tal, a dieta do cavalo será baseada em uma ração de qualidade, pastagem/feno, minerais (sim, mesmo animais criados livres precisam que sejam fornecidos minerais) e o mais importante: o fornecimento de água a vontade e limpa!

Trazendo isso para um animal de 400kg, ele deve se alimentar diariamente de 4kg de ração (1 % do peso vivo), já a pastagem/feno deve corresponder por 2 a 2,5% do peso vivo, a água deve estar à disposição do animal, pois um cavalo que não bebe água, também não se alimenta. Um animal em repouso pode ingerir 20l de água diariamente e esse número aumenta ainda mais para os animais que fazem algum tipo de atividade física. É sempre importante lembrar que o animal que estiver desidratado pode desenvolver problemas digestivos como a cólica. Oferecer o alimento de uma única vez também pode ocasionar problemas digestivos, a dica é dividir o trato do animal ao longo do dia, para que ele tenha uma melhor absorção dos nutrientes.

A partir de uma alimentação de qualidade, nós podemos começar a falar da suplementação e como dissemos anteriormente, se é realmente necessário introduzi-la.

Quando iniciar a suplementação?

A suplementação é dividida em dois pilares. Temos a suplementação esportiva, que está voltada para o ganho de performance do animal e para tal são oferecidos os Suplementos Ergogênicos, por exemplo, para cavalos de tambor e de corrida, em que a busca é por explosão e energia.

Já o segundo pilar está voltado para os suplementos que contribuirão para a saúde do animal, como para a melhora da imunidade, qualidade de casco e pelo. Esses são os Suplementos Nutracêuticos.

Ok, mas quando devo iniciar a suplementação? Suplementos voltados para desenvolvimento esportivo não devem ser iniciados antes dos 4 meses de idade, o melhor é aguardar o processo de desmame do animal, pois assim o animal já terá o sistema digestivo formado. A partir daí o médico veterinário de confiança, junto com o seu consultor Vetnil, poderão começar a pensar em uma suplementação para melhora de desempenho, tamanho, volume e ganho muscular.

Mas por que não suplementar antes? Toda a necessidade nutricional do potro já está disponível no leite da mãe.

Já os suplementos nutracêuticos, aqueles que melhoram a saúde do animal, podem ser utilizados ainda no período de amamentação do animal, como o caso do Hemolitan e Hemolitan Booster JCR, por exemplo, pois eles possuem elementos na composição que auxiliam no desenvolvimento da imunidade do animal

Outra opção de suplemento que pode ser introduzido é o Probiótico, no primeiro dia de vida ele já ajuda a compor a microbiota intestinal do potro. Já que o mesmo está vindo de um ambiente estéril que é o útero da mãe, e a partir do momento em que ele nasce, tem contato com as sujidades do chão e do ambiente, inclusive ingerindo-as. Ao oferecer o Probiótico, que é composto por bactérias e leveduras, você melhora a microbiota do potro e auxilia para que futuramente haja uma melhor absorção de nutrientes e seja um animal saudável.

Foto: Gabriela Bregadioli

Suplementos para Éguas Gestantes e Lactantes

Como explicamos anteriormente, até os 4 meses, o animal é totalmente dependente da mãe, então outra dica importante é suplementar a égua, tudo o que a mãe recebe, será repassado ao potro, seja na fase gestacional ou na amamentação.

Suplementação para animais idosos

Para esses casos o mais indicado é oferecer minerais na dieta do animal, pois com o avançar da idade, o animal vai perdendo a capacidade de absorção. Oferecer suplementos com minerais quelatados ajudarão na absorção, também são indicados suplementos para manter a musculatura e também os pró e pré bióticos para uma melhor absorção da dieta, o Organew é uma ótima opção para esses casos, já que ajuda a manter o peso e melhorar a digestibilidade.


Além disso, animais de alta performance e grande porte também tendem a perder minerais. Existem cavalos que podem chegar a perder 15kg em um dia de prova, e junto perder eletrólitos como sódio, potássio, cloreto, que são essenciais para a hidratação do animal.

Os suplementos, como o Eletrolítico, são indicados para serem oferecidos após a prova, pois é rico em sódio, potássio, cloreto, magnésio, ajudando assim a repor esses eletrólitos perdidos que são fundamentais nos processos biológicos do organismo do animal.


Foto: Gabriela Bregadioli

Pastagem pobre em minerais

A reposição de minerais não serve apenas para um animal atleta, ou para os que estão doentes, com sudorese ou prenhas.  Se o cavalo é criado livremente, mas o pasto em que ele está introduzido é pobre em minerais, isso contribui diretamente para que haja um déficit na ingestão de minerais do animal. E aí nós voltamos à necessidade de suplementação de minerais.

Além disso, os suplementos minerais quelatados ajudam para que haja uma maior absorção desses minerais. Quer exemplo de suplementos que ajudarão nesse caso: Eletrolítico e Eletrolítico Booster JCR, já para as éguas prenhas a opção seria o Promater.

Protocolo para o Animal Esportista

Não há uma receita de bolo, de acordo com a necessidade do animal deverá ser indicado o suplemento que mais se encaixa para a modalidade esportiva do animal. O protocolo ideal e a associação de produtos voltados para a necessidade dele farão com que o animal tenha um melhor desenvolvimento, desempenho e bem-estar.

Por último, gostaríamos de reforçar a importância de ter um médico veterinário de confiança acompanhando de perto o animal, junto com o treinador (em caso de animais atletas) e também a interação com o seu consultor de vendas para que juntos eles possam indicar o melhor protocolo de suplementação ao animal em cada fase da vida.

Além disso, o suplemento deve ser utilizado da forma e tempo correto para que o resultado possa ser verificado.

Quer ver nossa live na íntegra? Acesse já o link abaixo e aproveite!



Ainda não conhece os produtos Vetnil? No nosso site você encontra todo o catálogo.

Buscando dicas para o seu pet shop e sua clínica? Acesse o nosso blog, conheça também nosso Instagram e Facebook.

Quer comprar conosco? Faça já o seu cadastro e tenha acesso aos melhores produtos do mercado pet.