Voltar

Como orientar o tutor no cuidado com o pet idoso?

Assim como para nós, o processo de envelhecimento nos pets também causa uma queda nas condições físicas. E hoje vamos conversar um pouco sobre os cuidados necessários para que os animais possam ter um envelhecimento saudável e com qualidade.

A atenção com a saúde, nutrição e ambiente em que o pet está inserido ajudam para a redução e retardo do aparecimento de doenças. Devemos lembrar sempre que envelhecimento não é doença! A idade para o pet ser considerado idoso varia de acordo com o porte e espécie. Cães de porte pequeno são considerados maduros a partir dos 7 anos e idosos a partir dos 12 anos. Já os cães de porte médio são considerados maduros com 5 anos de idade e idosos entre 9 e 10 anos. Os gatos são maduros com 7 anos e idosos a partir dos 10 anos.

Sinais:

Os primeiros sinais de problemas de saúde para eles são a perda de audição, visão e olfato. Assim como os sistemas imunológicos e cardiovasculares, a regeneração da pele e a articulação também podem ser acometidos. Outros sinais são a pelagem esbranquiçada e a falta de energia.

Check-up:

É importante que os tutores sejam sempre orientados a levar os pets ao veterinário com frequência. Consultas de rotina podem ajudar para que os primeiros sinais de envelhecimento sejam detectados e também tratamentos indicados, o veterinário também terá o olhar clínico para entender o que é comum ao envelhecimento e o que é sinal de uma doença crônica. O check-up em animais idosos deve ocorrer de 6 em 6 meses.

Castração:

Uma das doenças que mais acomete animais idosos é o câncer, de mama nas fêmeas e nos testículos nos machos. Os tutores devem ser orientados sobre a castração e a importância de conversar com o médico veterinário de confiança sobre o procedimento.

Higiene:

O tutor deve ter a ciência que a higiene no animal não é apenas o banho regular, a saúde bucal além de evitar tártaros, mau hálito e perda da dentição, também evita doenças mais graves que podem alcançar outros órgãos.

Alimentação:

Oferecer uma ração de qualidade ao pet ajudará para que eles tenham nutrição adequada. Uma ótima dica para mostrar ao tutor é a quantidade de alimentos voltados para cada fase de vida do animal. Também converse sobre os suplementos e o ganho de vitaminas, minerais e aminoácidos que o animal terá na fase idosa.

Ambiente:

O ambiente do pet idosos deve estar preparado para ele. O tutor deve ter atenção com escadas e pisos escorregadios para evitar quedas e lesões.

Exercícios:

Os pets devem ser incentivados a exercitarem o corpinho, caminhadas devem ser mantidas, respeitando o ritmo do animal.

A Total Vet conta com produtos voltados para cães e gatos idosos como:

- Rações das linhas PremieR e Golden para os animais Sênior
- Suplementos que ajudarão a aumentar o nível de vitaminas, aminoácidos e minerais
- Shampoos e Creme Dental para manter a higiene

Buscando dicas para o seu pet shop e sua clínica? Acesse o nosso blog, conheça também nosso Instagram e Facebook.

Quer comprar conosco? Faça já o seu cadastro e tenha acesso aos melhores produtos do mercado pet.