2021 já está em fevereiro e metas, orçamentos , controle de estoque e planejamento anual já devem estar traçados. Com dúvidas de como cuidar de tantos detalhes? Vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar ao longo do ano.
Planejamento Anual:
Ter controle das despesas fixas e variadas da loja até ajudam a colocar na ponta do lápis o valor mensal necessário para garantir esses pagamentos. Uma boa forma de conseguir planejar esses valores é analisar os resultados do ano passado, assim você já trabalha com valores realistas para as metas mensais. Utilize planilhas ou se possível um bom software de gestão que vai te ajudar na junção desses dados.
Para um planejamento real é muito importante levar em consideração o cenário da economia, greves, altas de impostos, pandemia, crise na economia e afins, pois todos eles podem trazer um grande impacto nas vendas. Também por isso, refaça a análise desses números pelo menos a cada trimestre, assim ajustes podem ser feitos de acordo com o andamento da loja. Por exemplo, se nos primeiros três meses do ano você ficou abaixo da margem de venda, ou seu estoque está com uma grande quantidade de itens, você já sabe que vai precisar ser mais agressivo nas campanhas de vendas do trimestre seguinte.
Comunicação ainda é a alma do negócio:
Conversar com sua equipe e mostrar as metas do ano também ajuda para que haja uma simbiose. Ao longo do ano, converse mais com seus clientes, entenda como eles enxergam a sua loja e equipe, quais as dúvidas e necessidades em produtos. Trabalhem juntos para garantir um ano de sucesso!
Organização também faz parte da alma do negócio:
Apenas com um bom controle de entradas e saídas do estoque é que você vai saber realmente qual foi o custo dessas mercadorias e a margem de lucro obtida com as vendas. Isso também vai ajudar para que não haja falta de itens na loja, e para o controle de quais produtos mais vendem, quanto tempo eles ficam no estoque, qual o giro, a validade e o custo de ter tais itens.
Não se esqueça de realizar balanços periodicamente, isso ajuda a evitar prejuízos (com produtos vencidos ou em grande quantidade parados no estoque) e também a ter economia.
Trabalhar com planejamento de vendas, controle de despesas fixas e variadas e de estoque vão te ajudar a ter uma loja mais organizada evitando desperdícios de tempo, mão de obra e dinheiro!
Comece a planejar hoje mesmo e boas vendas!