Voltar

Doação de Sangue em Pets

Dia 14/06 foi o Dia Mundial da Doação de Sangue, em comemoração a data, fizemos uma live com a Médica Veterinária e Doutora em Medicina Transfusional, Raquel Reis Martins, e com a Coordenadora da Syntec na Total Vet, Mariana Gehring.

Vamos colocar aqui no blog algumas curiosidades sobre a doação de sangue que foi tratada nessa conversa e também incluir o link para você conseguir acompanhar ela na íntegra.


Tipagem Sanguínea em Cães e Gatos


Assim como acontece conosco, cães e gatos também têm variações de grupos sanguíneos. Devido a isso é realizada uma Prova de reação cruzada ou Prova de compatibilidade sanguínea, onde cruzam a hemácia do doador com o plasma do receptor e vice-versa para verificar se não haverá nenhuma reação hemolítica aguda que pode acontecer em até 24h após a transfusão que pode levar o paciente a óbito.
Já para gatos, os grupos sanguíneos estão mais claros, além de já nascerem com anticorpos contra outros tipos sanguíneos, contudo, para eles também é necessária a Prova de reação cruzada.


Todos os Cães e Gatos podem doar sangue?


São necessários alguns pré-requisitos. Os cães devem ser adultos, ou seja, a partir de 1 ano e meio até 8 anos de idade. Uma dica legal é levá-los com 1 ano e meio para já irem se acostumando com o local da coleta.
Na coleta de sangue, será feita uma avaliação completa sobre a saúde do doador, ele não pode ter vômitos e diarreia, deve ter uma boa alimentação, ser vacinado e com os vermífugos em dia. E o principal, o cão deve ter acima de 27kg,  para a doutora Raquel, o ideal seria 30kg.
Ela também comenta que o cão deve nascer um doador! Pois, não adianta você fazer bem para o próximo, mas o processo fazer mal a você. Então, o cão tem que ficar tranquilo no processo.
Para os felinos, eles devem ter acima de 4,5kg e entre 1 ano e meio e 7 anos, ser dócil e também ter a saúde em dia e que não saiam para a rua. Diferente dos cães, na coleta de gatos é feita uma pré sedação para que o doador fique mais calmo.


Quais cães e gatos não podem doar?


As fêmeas não podem estar gestantes, o animal não pode estar passando por nenhum tratamento e não podem ter doenças de pele. Animais que tomam medicamentos de uso contínuo também não podem doar. E o principal, o doador não pode ter recebido nenhuma doação sanguínea.


Quanto tempo leva a doação?


Indicamos que o horário seja agendado, pois será coletado um pouco do sangue para que haja uma avaliação do cão doador, essa é a parte do check-up do paciente. Além da entrevista do histórico diário do doador. Todo esse processo dura em média 1 hora. Se retornar tudo ok, o próximo passo será a coleta para doação de sangue, que dura em média de 10 a 15 minutos.
A Doutora Raquel também comentou da importância de testes em áreas endêmicas, como testes de Erliquiose, PCR, Babesiose e FIV/FelV.


Quer acompanhar a live completa? Vamos deixar o link abaixo:

">https://www.instagram.com/tv/CQHmVMtjx_Q/?utm_source=ig_web_copy_link

A Total Vet trabalha com os testes da Alere para cães e gatos que auxiliam nos diagnósticos rápidos. Além de uma novidade que está para chegar em equipamentos clínicos! Aguarde que em breve falaremos mais sobre eles.
Também orientamos que os tutores sempre façam o acompanhamento com o médico veterinário de confiança da vida dos cães e gatos.