O seu cliente foi até o seu pet shop e comprou aquele shampoo que faz milagres no pelo do animal, hidrata e deixa cheirosinho por bastante tempo. Ele faz propaganda para os amigos e eles vão até a sua loja para comprar também, mas o produto acabou! E agora?
Como fazer um planejamento do estoque para que esses itens não fiquem em falta?
A compra de itens para o seu estoque tem que ser planejada e estudada de acordo com o fluxo de vendas, o comportamento do seu público e suas metas para o período.
1. O primeiro passo é mapear o fluxo de entradas e saídas
Como já dissemos outras vezes, para facilitar todo esse controle, tenha um bom software de gestão! Aproveite da tecnologia que hoje em dia há uma grande variedade de software com funções feitas sob medida para organizar o estoque de maneira muito mais ágil.
Se você consegue fazer esse mapeamento seja ele mensal ou semanal dos produtos que entraram em sua loja e dos que foram vendidos, você consegue determinar quais são os itens que mais vende, quais são os que não saem tanto, em que época esses produtos costumam vender com maior intensidade e de todos eles quais dão mais lucro!
Após ter esses dados em mãos você poderá planejar a renovação do seu estoque.
Um exemplo, se o shampoo é o item que mais vende na loja, quando ele chegar em uma quantidade mínima, você já saberá que é preciso fazer um novo pedido para que ele não fique em falta.
Atenção para os produtos que não tem muita saída, você devera ter o controle de vencimento, para que não perca produtos! Uma dica é fazer promoções ou alguma ação especifica dentro da loja que desperte a atenção do cliente para tais itens.
2. Fique atento ao comportamento do seu público
Analise a necessidade do seu público, ou seja, os produtos do dia a dia, aqueles que seu cliente compra por necessidade e são os responsáveis por manter seu capital de giro, são itens que não podem faltar, pois o cliente precisa ter a segurança de que vai encontrá-lo em sua loja independente do dia.
Alguns produtos são mais vendidos em épocas especificas do ano, como por exemplo as que aumentam os índices de uma determinada doença nos pets, nesse caso você terá que ter uma quantidade maior disponível de tais produtos em seu estoque dentro desse período.
E é claro que os produtos que dão mais lucro em sua loja, jamais poderia faltar em seu estoque!
3. Tenha metas pré-estabelecidas
Sabendo o que irá realizar de campanhas e promoções em cada mês, você conseguirá planejar suas compras e assim manter o seu estoque de produtos sempre em dia.
4. A reposição de mercadores precisa ser eficiente
O seu planejamento de estoque também tem que levar em consideração o prazo de entrega do fornecedor! Conheça os prazos do seu fornecedor e tenha o controle de quanto tempo leva em média para que ele chegue na loja e esteja disponível para venda.
Portanto, se programe para realizar os pedidos nas datas corretas e analise seu espaço físico, para saber se seu estoque tem o tamanho ideal para armazenar a quantidade de produtos que sua loja necessita.
E lembre-se sempre fique por dentro das novidades e lançamentos de produtos! Assim você irá oferecer as melhores opções para o seu cliente.