Erro de Sintxe: PROCEDURE totalvet_site.insert_view_news does not exist Mau hálito em pets? Veja como prevenir com cuidados simples

Voltar

Mau hálito em pets? Veja como prevenir com cuidados simples

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância dos cuidados com a saúde dos nossos amigos de quatro patas, além da higiene geral, como banhos regulares, cuidados com os pelos e bem-estar, outro cuidado muito importante, que merece atenção especial é a higiene bucal. A falta de cuidados com os dentes e a gengiva pode resultar em problemas como tártaro, gengivite, mau hálito e até infecções sistêmicas graves, que afetam órgãos como coração, rins e fígado. No texto de hoje, vamos destacar por que a saúde bucal dos pets deve fazer parte da rotina de cuidados preventivos.

Por que a higiene bucal é tão importante?

A halitose (mau hálito) pode ser uma queixa frequente dos donos de pet, a cavidade oral abriga uma grande quantidade de bactérias, caso cuidados relacionados à escovação não sejam regulares, ocorre acúmulo de placas bacterianas e tártaro, como consequência pode ocorrer gengivite e, em casos mais graves, à periodontite, que pode levar a problemas como perda dos dentes e entrada de bactérias na corrente sanguínea levando à
condições mais graves como endocardite e hepatite

Alguns comportamentos podem sugerir problemas nos dentes e cavidade oral, como dificuldade para mastigar a ração, ou preferência por rações mais moles ou úmidas, coceira na região da face, comportamento menos ativo e menor interesse por brinquedos. Muitas vezes, os sinais, podem passar despercebidos, o que reforça a importância da orientação e da atuação preventiva.

Prevenção de problemas orais com cuidados simples

A melhor forma de prevenção é a escovação diária, para isso, deve-se utilizar escovas e creme dentais específicos para pets, o que ajuda a reduzir a formação de placa e mantém o hálito mais agradável. Uma dica para tornar a escovação mais fácil, é acostumar o pet desde filhote, e fazer do momento uma brincadeira, tornando assim um reforço positivo.

As consultas com médicos veterinários também devem ser regulares, assim, é possível avaliar a necessidade de limpeza de tártaro e indicação de produtos complementares como soluções antissépticas orais, rações adequadas, alimentos coadjuvantes com ação mecânica na remoção da placa e mordedores.

A higiene bucal deve ser encarada como parte do cuidado integral com a saúde dos pets. Com orientação veterinária e o uso de produtos adequados, é possível prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida aos animais. Na Total Vet você tem o suporte de linhas como Vetnil, Syntec, Duprat e Pet Society, com produtos de qualidade como cremes dentais e soluções antissépticas para garantir o sucesso na rotina da higiene bucal dos pets.