Voltar

Nutrição adequada para pets: como evitar sobrepeso e obesidade?

É difícil resistir a tanta fofura quando vemos um pet mais “gordinho”, não é? Mas você sabia que o sobrepeso/obesidade, assim como em humanos, podem trazer riscos para os pets? E não vamos esquecer que os pets não convencionais como aves e porquinhos-da-índia também podem sofrer com a obesidade!
Os riscos incluem problemas respiratórios e cardiovasculares, desenvolvimento de diabetes, neoplasias, redução da qualidade e expectativa de vida. Geralmente a obesidade está associada a uma alimentação inadequada e sedentarismo, sendo assim, é muito importante estarmos atentos à nutrição dos pets.
Por outro lado, uma deficiência nutricional pode levar a problemas de pele, imunidade entre outros, já quando oferecemos a nutrição adequada favorecemos a imunidade, saúde da pele, ossos, sistema digestório.
Quando falamos em nutrição, vemos uma grande evolução em relação aos alimentos fornecidos para todos os tipos de pet, temos alimentos úmidos, secos, petiscos, formulados de acordo com as características de cada espécie e levando em consideração aspectos como idade, estilo de vida (animais que ficam dentro de casa, castrados, atletas, etc.), e presença de doenças.
Uma dieta de acordo com esses aspectos garante o fornecimento dos macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais) de acordo com a necessidade de cada um. Rações de boa qualidade são formuladas pensando nisso, vamos ver algumas condições específicas?
Cães e gatos filhotes após o desmame, precisam receber alimento específico para essa categoria (ração para filhotes), pois contém os nutrientes necessários para seu crescimento como vitaminas e aminoácidos de maneira balanceada.
Os adultos também precisam que a alimentação oferecida seja de acordo com suas necessidades e esta pode ser ainda mais específica, de acordo com o porte (pequeno, médio, grande), nesse caso os grãos da ração se diferenciam no tamanho e assim a ingestão fica mais fácil, animais castrados tendem a ter um ganho de peso mais fácil, para isso existem rações específicas para estes animais. Outras condições como a raça e animais que ficam em ambientes internos também podem utilizar rações específicas.
Nossos velhinhos também precisam de atenção na alimentação! Cães mais velhos tendem a aumentar o peso, já gatos geralmente perdem peso, além disso, com a idade a absorção de nutrientes pode ser menor, por isso a importância de fornecer alimentos balanceados e adequados para essa categoria.
Com o avanço da nutrição animal, também foi possível o desenvolvimento de alimentos terapêuticos, direcionados para a alimentação de animais com problemas específicos como doenças renais, cardíacas, urinárias, metabólicas, hipersensibilidade.
Se o caso for de um pet que já está obeso, não precisa se preocupar, existem rações específicas para estes animais, elas possuem componentes que aumentam a saciedade e auxiliam na perda de peso, ricos em fibras, mas é sempre importante consultar um médico veterinário para auxiliar no tratamento da obesidade.
Mas e os petiscos? Podem ser fornecidos? Claro! Um petisquinho proporciona momentos alegres e também pode ser uma opção mais saudável no lugar de alimentos que são feitos para humanos! Porém é preciso ter cuidado em relação a quantidade fornecida pois o excesso também pode contribuir com a obesidade.
Além da escolha de acordo com a categoria animal, escolher alimentos de qualidade também é importante, pois assim garantimos que os insumos utilizados para sua produção são de qualidade, é o caso das rações do tipo Premium e Super Premium disponíveis no mercado, no momento da escolha o tutor pode avaliar o melhor custo-benefício para sua demanda.
Para os pets não convencionais as considerações são semelhantes, no caso das aves por exemplo, é comum alguns tutores fornecerem alimentos como pão, bolachas e isso também predispõe a obesidade, até mesmo o fornecimento apenas de sementes de girassol, que é uma prática bastante comum deve ser evitado, por isso, hoje no mercado existem rações extrusadas específicas.
Cuidados com a alimentação do seu pet contribui com o bem-estar e saúde dele promovendo uma vida longa e saudável, é sempre bom consultar o médico veterinário quando tiver dúvidas sobre a alimentação mais adequada para o pet! Estabelecer horários para alimentação, praticar atividades físicas e consultar regularmente o médico veterinário também ajudam a manter o pet saudável!
Seja qual for a condição do pet, existem muitas formulações comercias tanto secas (rações) como úmidas (patês, sachês) desenvolvidas com o comprometimento de fornecer um alimento completo!
As linhas da PremieRpet, PremieR e GoldeN, oferecem rações de alta qualidade, com ingredientes naturais, balanceados, sem corantes e aromatizantes artificiais com diversas linhas de produtos destinadas às diferentes condições de cada animal que trazem muitos benefícios, como redução do odor nas fezes e manutenção da saúde bucal. Além da linha de Alimentos Úmidos e Cookies que trazem uma experiência incrível para o tutor e o pet com momentos de carinho e cuidado!
A linha Megazoo possui rações extrusadas, balanceadas sendo um alimento completo com linhas específicas para aves ornamentais, jabutis, chinchilas, coelhos, porquinhos-da-índia e tartaruga.
Na Total Vet você encontra as melhores opções para dar ao pet uma alimentação saudável e que ele vai adorar! Fale com um de nossos consultores para saber mais sobre nossas linhas!