Você costuma fazer check-up anualmente para cuidar da sua saúde? Esse hábito é essencial para manter uma vida saudável e segura. Você sabia que com os pets não é diferente? Fazer exames regularmente é muito importante para manter a saúde e prevenir doenças nos nossos amigos de quatro patas!
Essa é a essência da medicina veterinária preventiva, um ramo da medicina veterinária que visa a proteção tanto da saúde animal como humana. Quando falamos dos nossos pets, isso pode ser feito com a realização de exames periódicos, testes específicos e vacinação para prevenir as doenças mais comuns.
Essas práticas trazem muitos benefícios como a detecção precoce de doenças, dependendo da alteração que o animal apresentar pode possibilitar um tratamento com maiores chances de sucesso e recuperação total, ou que seja menos invasivo para o animal, além de trazer uma economia financeira.
Isso contribui não só com o bem-estar do próprio pet como também com a saúde pública, uma vez que algumas doenças que podem ser detectadas por testes podem ser zoonoses, afetando a saúde humana.
Entendendo a importância da prevenção, vamos ver quais são os pilares para prevenção e manutenção da saúde dos peludos!
Consultas periódicas: mesmo que o animal não esteja apresentando nenhum sinal de problema aparente, levar ao médico veterinário para uma avaliação geral e realização de exames básicos, podem ajudar a identificar doenças precocemente, antes das manifestações clínicas.
A frequência dos check-ups pode variar de acordo com a idade, ou a presença de doenças crônicas. Filhotes geralmente requerem um acompanhamento maior, principalmente nos primeiros meses, para avaliar ganho de peso, presença de doenças neonatais e introdução de vacinas. Animais adultos podem fazer um check-up anual para garantir que estão em boas condições, essa periodicidade pode continuar com o animal idoso, ou, pode ser necessário um acompanhamento a cada 6 meses, pois, como vimos no post do mês passado, nossos velhinhos podem precisar de cuidados especiais!
Vacinação: a vacinação é uma etapa essencial quando temos um pet, pois assim podemos prevenir doenças que podem ser fatais em alguns casos como cinomose e parvovirose. O médico veterinário, conhecendo o histórico do animal irá indicar a periodicidade e quais vacinas são indicadas para cada animal pois variam de acordo com a espécie, fase da vida e região que o animal vive.
Controle de endo e ectoparasitas: a vermifugação e o controle de ectoparasitas como pulgas e carrapatos, contribui não só para a sanidade animal, como também para a saúde humana, já que alguns vetores de doenças podem transmitir a doença entre os seres humanos e animais.
Acompanhamento e monitoramento de outros aspectos: consultas periódicas também permitem que o médico veterinário acompanhe de perto as condições nutricionais do pet prevenindo doenças que cursam com a obesidade, além de monitorar outros aspectos como saúde bucal, alterações em comportamento e possíveis problemas em outros sistemas.
Sabemos que seu pet é único e merece o melhor cuidado! Um acompanhamento personalizado oferece melhores condições de tratamento e um ambiente de confiança junto ao médico veterinário. Converse com seu médico veterinário de confiança sobre consultas regulares, cuidados preventivos e como o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Priorize a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo!
A Total Vet está junto com você na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. A linha Alere® possui testes rápidos específicos para doenças importantes como Leishmaniose, Erliquiose, Brucelose, Dirofilariose, Girdíase, Cinomose e Parvovirose em cães e para Fiv (Vírus da Imunodeficiência Felina) e Felv (Vírus da Leucemia Felina) e Giardíase em gatos, com confiabilidade comprovada por estudos para apoiar a tomada de decisões clínicas por parte do veterinário.