Voltar

Problemas articulares em pets: como a condroitina pode auxiliar?

Os problemas articulares podem afetar os animais em todas as idades, mas são mais comuns em animais mais velhos e podem ser agudos ou crônicos, como exemplo, temos a osteoartrite, na qual ocorre um desgaste da cartilagem articular. Podem ocorrer devido à idade, excesso de peso e traumas na região articular, algumas raças, principalmente as de maior porte, também estão mais predispostas. Outros problemas articulares também podem causar dor e desconforto para nossos amigos de quatro patas.

Com o frio chegando, a sensibilidade das articulações pode aumentar causando ainda mais dor e desconforto, isso pode ser amenizado com o uso de medicamentos e suplementos e alguns cuidados essenciais para o bem-estar dos pets.
Primeiramente é muito importante realizar o diagnóstico correto do que pode estar causando a dor articular, dessa forma é possível direcionar melhor os cuidados. Em caso de dor, os animais podem apresentar dificuldade para se movimentar (mancar, apresentar tremores) e ficar menos ativo.

Nos casos de doenças articulares, para o controle inicial da dor, podem ser indicados medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos. Outros medicamentos ou suplementos também podem ser indicados, atuando como condroprotetores, que diminuem a inflamação e dor e auxiliam e retardar a progressão da doença.

Bastante conhecidos no tratamento de problemas articulares, a condroitina e glicosamina estão presentes naturalmente nas articulações (mais precisamente na cartilagem articular), em casos de degeneração articular a condroitina age como um condroprotetor (protegendo a articulação, controlando a degeneração), pode ser encontrada na forma de medicamento e na forma de suplemento. Podem ser coadjuvantes no tratamento de doenças articulares, contribuindo com a lubrificação e reparo da cartilagem. Como suplemento podem ser utilizadas na prevenção, em animais mais propensos, como cães de grande porte, animais idosos.

Nesse sentido, é importante frisar que temos o sulfato de condroitina disponível na forma de medicamento e na forma de suplementos, mas, qual a diferença? Os suplementos são produtos indicados para ingestão, porém não possuem ação farmacológica. Nos casos dos medicamentos, estes passam por estudos e testes de eficácia para receber o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Estudos demonstram que o sulfato de condroitina e glucosamina auxiliam na melhorar a mobilidade e a reduzir a dor em cães com artrite. Geralmente estes produtos também apresentam outros antioxidantes como vitaminas C e E que também contribuem com a saúde das articulações.

A Total Vet possui uma variedade de produtos destinados a cães e gatos e também para grandes animais, que possuem a condroitina como base. Além dos medicamentos como Condroton Pet, Condroton Plus, Condroton Injetável que agem como regenerador articular e Condroitina® Injetável, também temos as linhas de suplementos Condrotec Pet Fácil, além dos suplementos destinados à animais idosos como Geripet e Gerioox® que também possuem o sulfato de condroitina em sua composição. A prevenção também é importante, as linhas PremieR e GoldeN possuem rações que apresentam em sua composição condroitina e glicosamina, fale com nossos consultores para mais informações!

Além dos cuidados no controle da dor, outras medidas também podem ajudar nossos amigos de quatro patas a reduzir o desconforto, a adequação do ambiente como cuidado com pisos muito escorregadios, uma cama confortável e cobertores para proteção do frio ajudam a manter o conforto, a redução do peso em casos de obesidade e a prática regular de exercícios controlados também são bem-vindos assim como a fisioterapia!

Consulte o seu médico veterinário de confiança para mais informações.