Voltar

Qual a importância da nutrição na doença renal crônica em gatos?

A médica veterinária Maria Alessandra Del Barrio explicou um pouco sobre a importância da nutrição na doença renal crônica em gatos e as vantagens de utilizar a PremieR Nutrição Clínica Renal.

No dia 19 de agosto, a equipe da Total Vet Distribuidora esteve presente no Feliweekend IV, simpósio realizado pelo GeFel (Grupo de Estudos em Felinos) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. O evento foi patrocinado pela PremieRpet, que trouxe como uma das palestrantes a Dra. Maria Alessandra Del Barrio, médica veterinária com graduação, residência e mestrado pela FMVZ/USP, que tem atuação em Medicina Interna e Medicina Felina.

No evento, Male, ministrou sobre a Nutrição na Doença Renal Crônica de Gatos e também nos deu uma entrevista falando um pouco mais sobre o assunto e a importância do diagnóstico antecipado.

“Quanto mais a gente antecipa o diagnóstico, e diagnostica a doença em fases mais precoces, conseguimos fazer um tratamento chamado Nefroproteção. Que evita que o rim seja consumido mais rapidamente, porque a doença é progressiva, irreversível e fatal.”

A Doença Renal Crônica (DRC) é muito comum nos felinos, chegando a acometer 49% dos gatos com mais de 14 anos, segundo estudo publicado pelo Médico Veterinário Alexandre G. T. Daniel, em 2016.

Mesmo incurável, a doença pode ser controlada, trazendo assim uma melhor qualidade e expectativa de vida.  Na nossa entrevista, Male destacou como pontos principais a hidratação do gato, a correção do fósforo na circulação, o controle da perda de proteína pela urina e o controle da pressão arterial.
Outro fator de extrema importância é a Nutrição, “as pessoas acham que tudo tem que ser medicamento, mas o principal e fundamental tratamento para esses pacientes é a nutrição!”

A PremieRpet destaca que algumas alterações na alimentação podem ser benéficas para pacientes renais crônicos e para isso desenvolveu a PremieR Nutrição Clínica Gatos Renal, que tem por objetivo ajudar na dieta do pet minimizando os sintomas decorrentes da retenção de substâncias tóxicas e perda de elementos importantes na urina, diminuir a progressão da doença, proteger o tecido renal que ainda permanece saudável e prevenir a formação de cálculos urinários de oxalato de cálcio.

Conforme Male, os alimentos entram como adjuvantes, pois trazem um equilíbrio maior de potássio, fósforo, acidez do sangue, nível de toxinas, além de trazer mais energia colaborando na qualidade de vida dos gatos.

Quer acompanhar a entrevista na íntegra? Clique no link abaixo: