Voltar

Sabia que estamos no Julho Dourado?

A lei 19472/2018 institui o Julho Dourado, que é o mês dedicado a conscientização e promoção de eventos abordando a saúde de animais de rua e domésticos e a importância da prevenção de zoonoses, ou seja, doenças infecciosas que podem ser transmitidas de outros animais para os humanos. Os patógenos podem ser bacterianos, virais, parasitários, fúngicos e príons.

A lei paranaense incentiva para que nesse período sejam feitas campanhas de conscientização e eventos abordando a importância da saúde dos animais, cuidados com a higiene, prevenção de doenças, alimentação, vacinação e consultas regulares com o veterinário, além da adoção de pets abandonados.
É importante ressaltar que várias zoonoses tem como hospedeiro o cachorro, gato, macaco e outros animais e não como agentes causadores. A toxoplasmose, por exemplo, é adquirida na ingestão de água contaminada, carne mal passada, verduras mal lavadas, fezes contaminadas e não pelo contato com o gato. Já outras, como a Raiva, podem ser transmitidas para humanos e outros animais no contato da saliva contaminada ao levar uma lambida, mordida ou arranhão.

A seguir vamos citar algumas zoonoses e os cuidados:

Raiva
A vacinação de cães e gatos contra a raiva (vacina antirrábica) é obrigatória em todo o país e deve ser administrada todos os anos.
Humanos mordidos por animais devem procurar atendimento médico o mais rápido possível. O centro de zoonoses de cada município também poderá orientar no procedimento para pets que tenham sido mordidos por animais fora do convívio, como morcegos?

Leptospirose
É transmitida para cães, gatos e humanos principalmente no contato com a urina ou sangue do animal contaminado. O contato com água contaminada, esgoto mal tratado, enchentes, inundações e ambientes com a presença de roedores também podem contribuir para um aumento de casos.

Febre Maculosa
Transmitida pela picada do carrapato-estrela gênero Amblyomma, pode ser encontrada em animais como cavalos, roedores (capivaras e gambás), como também em cães e aves.

Ela é uma doença de alta letalidade, mas rara, já que menos de 1% da população de carrapatos é infectada pela bactéria Rickettsia rickettsii. A melhor prevenção é evitar contato com as áreas de risco, além de sempre orientar o tutor a utilizar antipulgas e carrapatos em cães e gatos.

Citamos 3 exemplos de doenças que podem levar a morte tanto de humanos, quanto dos animais, em casos mais graves e não tratados previamente. Mas os casos de Zoonoses também nos mostram a importância do cuidado ser macro.

Na matéria aqui do blog da Total "Você sabe o que é Saúde Única?", publicada em 2021, falamos sobre Saúde Única, que nada mais é do que a junção dos trabalhos dos especialistas em Saúde Humana, Saúde Ambiental e Saúde Animal, em que é avaliado o cuidado, saúde, preservação e bem-estar do todo.

O médico veterinário tem um grande trabalho não apenas tratando o paciente, mas também educando o tutor sobre a importância de cuidados prévios como vermífugos, antiparasitários, vacinas, consultas preventivas, higiene do espaço em que o animal está inserido entre tantas outras formas de controle que trarão uma melhor qualidade de vida ao pet e também a nossa família!

A Total Vet conta com várias opções de medicamentos que você pode ter na sua loja e clínica veterinária: higiene do animal, vermifugação, antiparasitários e também testes rápidos para a identificação de muitas dessas zoonoses.

Vamos deixar aqui também a live que fizemos com o Médico Veterinário Coordenador do Canal Especialista PremieRpet na Total Vet, Vinícius Rocha, e com o Médico Veterinário Doutor em Ciência Animal, Docente de Cínica Médica de Pequenos Animais da UEL, Weslem Suhett, falando um pouco mais sobre Saúde Única.