Mês passado falamos em nosso blog sobre a importância de uma nutrição adequada para os animais. Muitos fatores influenciam em uma nutrição adequada, hoje temos no mercado muitos alimentos de alta qualidade, que, de maneira geral, suprem as exigências dos animais, mas, em determinadas situações, a suplementação pode ser necessária, isso vai ajudar o animal a passar por determinadas fases, manter a saúde e a imunidade, é sobre isso que vamos falar hoje!
Nas diferentes fases da vida do animal ocorrem mudanças nas suas necessidades, também, ao longo da vida, eles podem passar por tratamentos ou períodos de recuperação em que a suplementação se torna uma aliada para suprir deficiências ou repor elementos importantes que a dieta base não consegue. Mas então, quais seriam os momentos que devo pensar no uso de suplementos?
Quando pensamos em suplementos, pensamos principalmente em vitaminas e minerais, porém existem elementos que auxiliam no metabolismo, imunidade e também na estética, mantendo a pele e pelos saudáveis!
As recomendações para o uso de suplementos podem variar, sinais como pelos opacos, quebradiços, problemas na pele, diarreias, maior propensão a fraturas, mudanças no estado fisiológico (gestação, lactação, por exemplo) podem indicar a necessidade de suplementação.
O médico veterinário, após uma avaliação, pode definir o melhor tipo de suplemento de acordo com o problema nutricional apresentado. Por exemplo, em casos de desnutrição ou subnutrição, até que o animal volte a se alimentar normalmente, ou atinja o peso esperado, podem ser utilizados suplementos com aminoácidos, vitaminas do complexo B, minerais entre outros.
Fases críticas como crescimento, amamentação, gestação, recuperações pós-cirúrgicas também requerem cuidados, é preciso avaliar como está a alimentação do animal e quais as exigências do animal em cada fase. Animais órfãos ou em ninhadas muito grandes podem não receber um aleitamento correto, assim, pode haver a demanda do uso de substitutos do leite para um desenvolvimento e crescimento adequado.
Animais idosos merecem a atenção em relação à sua suplementação, muitos acabam apresentando problemas em decorrência da idade, sendo mais comum problemas articulares, nestes casos, suplementos com sulfato de condroitina e glicosamina auxiliam na proteção da cartilagem articular (condroprotetores) e possuem ação anti-inflamatória. Suplementos com antioxidantes e ômega-3 auxiliam no tratamento de doenças cognitivas. Outros suplementos podem ser benéficos para o sistema cardiovascular e sistema imunológico.
Podemos citar outros exemplos em que a suplementação se torna um aliado importante, como após algum processo que leve à anemia, como verminoses, perdas de sangue, o uso de suplementos com minerais como ferro, zinco, cobalto, vitaminas do complexo B também auxiliam na recuperação. Para problemas dermatológicos, o uso de suplementos que incluem ômega 3 e/ou 6 é favorável.
Em doenças gastrointestinais ou uso prolongado de antibióticos, pode ser recomendado o uso de probióticos e prebióticos para proteção e reposição da flora.
Animais atletas também podem ser beneficiados com o uso da suplementação, devido a uma maior exigência, suplementos ricos em vitaminas, aminoácidos e minerais, auxiliam na manutenção destes animais e melhora na performance.
É importante ressaltar que a suplementação entra como um coadjuvante no tratamento das doenças e em situações específicas. Seu uso sem orientação é contraindicado pois pode trazer prejuízos ao animal. De acordo com a espécie, idade e estado fisiológico existem exigências diferentes, em cada caso, deve ser identificada a demanda para que a suplementação seja correta e eficaz.
As linhas da Vetnil, Syntec e Megazoo possuem uma diversidade de suplementos para cães, gatos, equídeos e pets não convencionais, formulados pensando no suprimento das carências de acordo com as condições do animal.
Entre em contato com nossos consultores para saber mais sobre as linhas de suplementos e suas indicações!